Agradecemos sua Visita!
Curta Nossa Página Oficial
Curta ou compartilhe esta publicação
Inscreva-se em nosso Canal

Santos Dumont e ‘voo’ do 14-Bis na abertura dos Jogos Olímpicos no RIO


Com dois dos principais cineastas do Brasil, Fernando Meirelles e Andrucha Waddington, entre os diretores, a Cerimônia de Abertura da Olimpíada do Rio, no próximo dia 5 de agosto, aposta em grandes projeções de audiovisual para emocionar e surpreender o público. Um dos momentos de auge do espetáculo, guardado a sete chaves pelos organizadores, homenageará um dos grandes brasileiros do século XX: Alberto Santos Dumont, o pai da Aviação Brasileira. Em uma das projeções boladas por Meirelles, Waddington e pela cenógrafa Daniela Thomas, o 14-Bis, avião construído por Santos Dumont no início do século passado, decolará do gramado do Maracanã para um passeio aéreo pelo Rio de Janeiro.



A ideia é fazer uma simulação de um voo do 14- Bis, levando na carona de Santos Dumont todo o público — quase 50 mil no estádio e estimado um bilhão de pessoas pela TV em mais de 150 países — para (re)conhecer cartões-postais da cidade, passando pela Lapa, pelo Aterro do Flamengo, pela orla da Zona Sul e pela Lagoa Rodrigo de Freitas, com os mundialmente conhecidos Cristo Redentor e Pão de Açúcar.


A trilha sonora prevista para este momento, pelo menos até agora, é o clássico “Samba do avião”, de Tom Jobim (“Cristo Redentor / Braços abertos sobre a Guanabara"), na voz de Luiz Melodia, um dos artistas que abrilhantarão a cerimônia. A altinha na praia, um dos “esportes” típicos do Rio que serão lembrados na cerimônia - Pablo Jacob / Agência O Globo Lembrar Santos Dumont será uma das chaves para exaltar a brasilidade na festa que abre a primeira edição dos Jogos na América do Sul. O Brasil reivindica para o mineiro Alberto Santos-Dumont a honraria de ter sido o primeiro a voar com “um aparelho mais pesado que o ar”, feito que se deu no dia 23 de outubro de 1906, em Paris. A paternidade mais aceita mundialmente, porém, confere a glória e o título de inventores do avião a Orville e Wilbur Wright, dois mecânicos americanos, irmãos, que ascenderam com sua aeronave Flyer em Kitty Hawk, na Carolina do Norte, no dia 17 de dezembro de 1903. No entanto, ela não decolara sozinha.





Fonte: http://oglobo.globo.com

#SantosDumont #JogosOlímpicos #RiodeJaneiro