Agradecemos sua Visita!
Curta Nossa Página Oficial
Curta ou compartilhe esta publicação
Inscreva-se em nosso Canal

"Em Pleno Voo" é tema do II Festival Cultural de Inverno de Santos Dumont



O Festival


O 2º Festival Cultural de Inverno de Santos Dumont – MG vem do desejo e da necessidade de dar continuidade ao movimento de expandir as manifestações artísticas e culturais da cidade e região, servindo de grande motivador para artistas e mobilização popular. Em 5 dias de pura efervescência ocupando os espaços públicos da cidade, o Festival amplia suas atrações, trazendo 70 atividades em sua programação.


Exposições de artes visuais e fotográficas, oficinas e workshops, shows com bandas e músicos locais, espetáculos de teatro e dança, feira gastronômica, intervenções artísticas e poéticas, mostra de cinema e literatura.



Tema


Neste ano de 2016, especialmente, existem dois motivos históricos que mobilizam a temática do evento e o desejo de transversalizar esses momentos com as atividades do Festival: comemora-se os 110 anos do voo histórico do primeiro aparelho autônomo “mais pesado que o ar”, do nosso patrono e filho mais ilustre, Alberto Santos Dumont, que no dia 23 de outubro de 1906, sobrevoou o campo de Bagatelle, em Paris, na França, com seu “Oiseau de Proie” (Ave de Rapina) – o 14 Bis. Além disso, comemora-se também os 120 anos do início da produção do Queijo do Reino, típico da região e cuja origem remonta a formação da cidade de Santos Dumont, antes, Palmira, e naquela época, João Gomes Velho, povoado no meio do “Caminho Novo” – rota alternativa entre as minas de ouro de Ouro Preto e Diamantina e o Rio de Janeiro.


Para esta edição, a Comissão Organizadora acolheu o tema “Em pleno voo”, como forma de dar um renovado significado ao movimento do Festival, que “decolou” com a “prata da casa” na primeira edição e que agora, em seu desenvolvimento, quer elevar esse “voo” a outros níveis. Dar continuidade ao movimento é realizar um evento que vise agregar cada vez mais valores artísticos e culturais, manifestando a cultura local e regional através da expressão de artistas, grupos, movimentos e organizações que produzem arte em nossa região. Dar continuidade é também levar o Festival a outros e novos públicos, descentralizando as ações e produzindo intervenções junto à população dos diversos locais do município convidando as pessoas à reflexão que a arte proporciona.



O Festival em números:


Em 2015 foram 6 dias de Festival regrados com 51 atividades culturais ao todo, sendo 27 oficinas e workshops. No site tivemos mais de mil acessos diários, e na página do Facebook, até o momento, temos 1.336 curtidas. Nosso alcance de acessos abrange países como EUA, Canadá, Portugal, Reino Unido, Itália, Alemanha, entre outros.

Neste ano, temos ao todo 70 produtos culturais em nossa programação, que vai de 27 a 31 de julho. Serão:


17 Oficinas

11 Workshops

10 Espetáculos

21 Shows

5 Exposições/ Mostras

+ de 100 Pessoas trabalhando

+ de 300 Participantes e pessoas envolvidas



Programação:



Maiores informações: www.festivaldeinvernosd.com.br



#FestivalCulturaldeInvernodeSantosDumont #Festival #SantosDumont #Cultura

Hiram Lima da Motta (Professor)

Juiz de Fora, Minas Gerais

A arte é o oxigênio da alma. A frase pode parecer um clichê, mas é exatamente assim que percebo a manifestação artística. Todos nós, temos algum talento, um dispositivo para oxigenar a nossa alma. Alguns apresentam um expresivo dom... Outros resguardam se... Existem talentos ocultos em toda parte... E nesse horizonte, eu descubro um veículo fundamental... A estrutura ideológica e organizacional da ABAQUAR CULT.. Abrindo seu leque revelador, incentivador e consagrador da cultura de seu povo... As várias vertentes artísticas de Santos Dumont... Tem essa plataforma fundamental de aperfeiçoamento, desenvolvimento e consagração dos talentos samdumonenses... A ABAQUAR CULT evoluindo a cada ano... Revelando... Incentivando... Promovendo talentos de todas as expressões.

1 / 1

Please reload