Agradecemos sua Visita!
Curta Nossa Página Oficial
Curta ou compartilhe esta publicação
Inscreva-se em nosso Canal

6ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais “Outros Olhares sobre o Patrimônio Cultural”

Jornada do Patrimônio Cultural

de Minas Gerais

Criada em 2009, a Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais se inspirou na experiência francesa das Journées du Patrimoine. Partindo da premissa de que as ações de promoção e divulgação do patrimônio cultural são de fundamental importância para tornar mais efetiva a participação social e a gestão compartilhada das políticas de preservação do patrimônio cultural em nosso país, a iniciativa constituiu-se em uma experiência concreta e rica em possibilidades, capaz de reforçar a ideia de que as ações de proteção ao patrimônio cultural não são prerrogativas apenas dos órgãos públicos e que elas devem caminhar sempre na direção de um aprendizado coletivo, da valorização da diversidade cultural e de modo a contribuir para a criação de redes de circulação da produção cultural.

A realização da Jornada em Minas Gerais assumiu contornos próprios, com a participação de municípios e instituições culturais em torno de um mesmo objetivo, ou seja, de estimular e desenvolver atividades que sensibilizem a sociedade, favorecendo a transmissão dos valores culturais e promovendo sua inserção contemporânea em um projeto mais amplo de valorização da diversidade do patrimônio cultural mineiro.

Edição 2017


A Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais propõe para este ano de 2017, o tema “Outros olhares sobre o patrimônio cultural”. O Objetivo dessa edição é oferecer a oportunidade de fruição dos bens patrimoniais, por meio da disponibilização de documentos e registros de difícil acesso, como projetos arquitetônicos, documentação técnica em geral, álbuns de família, documentação fotográfica histórica, sobretudo aquela que ofereça uma visão pouco comum dos bens protegidos, como o interior das edificações. Estão incluídos também registros de artistas e fotógrafos, assim como outras manifestações artísticas, que tenham como tema ou produzidas com um olhar sobre os bens protegidos, sejam eles de natureza material ou imaterial. (fonte: IEPHA)

6ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais

“Outros Olhares sobre o Patrimônio Cultural”

ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS PELO MUNICÍPIO DE

SANTOS DUMONT

1. CONCURSO DE FOTOGRAFIA: “Novos olhares sobre o Patrimônio”.

De 10 a 20 de agosto.

Concurso com objetivo de registrar manifestações artísticas, que tenham como tema ou produzidas com um olhar sobre os bens protegidos, sejam eles de natureza material ou imaterial”. Esta atividade será realizada em parceria com a empresa de comunicação Abaquar Cult.


Click Aqui: EDITAL CONCURSO DE FOTOGRAFIA

2. NOITE CULTURAL: ESTAÇÃO JAZZ ,PATRIMÔNIO E POESIA: “Novos olhares sobre o Patrimônio”- Centro Cultural “Paulo de Paula”.

Dia 17 de agosto - Dia do Patrimônio Histórico

Um momento de interação cultural com exposição de fotos dos bens patrimoniais e manifestações artísticas voltadas ao patrimônio


3. RODA DE CONVERSA E EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA: Nossa História- Lar São Miguel.

Dia 19 de agosto, das 14:00 h as 16:00 h

Momento de promover o resgate histórico, a valorização das histórias individuais na formação da memória coletiva. Divulgar os bens patrimoniais com ênfase no tema “Outros olhares sobre o patrimônio cultural”, além de promover a interação social dos internos do Lar.


#PatrimônioCultural #MinasGerais #Olhares #Outros